Farinha da Berinjela

Um dos alimentos mais indicados nas dietas para perda de peso é a berinjela, para aumentar ainda mais sua concentração, nada melhor que a versão em forma de farinha. Saiba aqui se farinha de berinjela emagrece mesmo.

Farinha de Berinjela

Farinha de Berinjela

Farinha de Berinjela 

A berinjela

Esse legume é um grande aliado nas dietas, zero colesterol, pouco calórica e praticamente nada de gordura. O consumo de uma fatia apenas já fornece 10% da quantidade diária recomendada de fibras.

Propriedades nutritivas da Farinha de Berinjela

Além da presença de fibras, a farinha de berinjela também é fonte de cálcio, ferro, cobre, vitaminas A, complexo B e do magnésio, que é importante para diversos processos metabólicos.

Benefícios da Farinha de Berinjela

A Farinha de Berinjela concentra todos os benefícios da berinjela e possui a grande vantagem de poder ser consumida de maneira prática e versátil. Essa farinha ajuda emagrecer, evita a diabetes, é fonte de antioxidantes, diminui o colesterol, melhora as funções do intestino, combate o câncer, diminui o risco de doenças do coração. Vamos saber mais sobre cada um desses benefícios…

Farinha de Berinjela emagrece?

Sim,  desde que seja acompanhada de uma dieta equilibrada, atividades físicas e um consumo menor de calorias.

O emagrecimento com farinha de berinjela está na lista de benefícios por diferentes motivos: pela quantidade de fibras do alimento, que ao entrar em contato com os líquidos do estômago, irão enviar para o cérebro um sinal de saciedade. Você vai se sentir satisfeito com uma quantidade menor de alimentos e calorias. Pessoas que consomem mais fibras apresentam menos gordura na região abdominal.

A farinha de berinjela evita picos de glicose, que causam a liberação de insulina excessiva que levam o acúmulo de gordura e a uma queda do metabolismo. Variações das taxas de açúcar no sangue enviam ao cérebro uma informação (errada) de fome. Você pode sentir vontade de comer doces mesmo tendo acabado de se alimentar, a forma preferida do organismo para reequilibrar os níveis de glicose é o açúcar.

Outra maneira que a farinha de berinjela emagrece é através da niacina, uma vitamina do complexo B, que atua diretamente na produção de energia pelo corpo.

Podemos dizer então que a farinha de berinjela emagrece porque aumenta a saciedade, melhora o metabolismo, diminui a absorção de gorduras e impede a ação negativa da insulina sobre os estoques de gordura.

Farinha de Berinjela Emagrece ?

Farinha de Berinjela Emagrece ?

Farinha de Berinjela evita a diabetes

De maneira gradual, a farinha de berinjela e absorvida pelo organismo, o que resulta em um melhor controle das taxas de glicose na circulação sanguínea. Isso significa um menor risco de desenvolvimento de resistência a insulina, a principal cauda da diabetes 2.

Farinha de Berinjela é fonte antioxidante

A cor arroxeada da berinjela se deve a antocianinas, flavonoides encontrados na casca, que atuam no combate aos danos causados pelos radicais livres formados pelo envelhecimento, má alimentação, exposição ao sol, poluentes químicos e tabagismo.

Evitando os danos nocivos que os radicais livres causam as estruturas das células, os benefícios da farinha de berinjela são proteger o organismo contra infecções virais, inflamações, câncer e envelhecimento precoce. Para obter esses benefícios, a farinha deve ser preparada com a casca.

Farinha de Berinjela diminui o colesterol

Uma das propriedades mais conhecidas, seu consumo está associado na diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim. A berinjela possui o ácido clorogênico, um antioxidante que dificulta a oxidação do LDL. As fibras encontradas na berinjela, atuam na reabsorção do colesterol.

Farinha da Berinjela melhora as funções do intestino

O consumo da farinha de berinjela é um grande aliado de quem está com dificuldade de consumir as 25-30 g de fibra alimentar recomendada. Ao chegarem ao intestino, as fibras absorvem a água e ajudam a aumentar o bolo fecal, estimulando o orção a funcionar de maneira mais eficiente.

Farinha de Berinjela Emagrece

Farinha da Berinjela no combate ao câncer

O ácido clorogênico, além de antioxidante, tem forte potencial antimutagênico, que é capaz de evitar que as células saudáveis se transformem em células cancerígenas.

Outro componente da farinha da berinjela é a nasunina, que exibe atuação anti-angiogênica, inibindo o crescimento de novos vasos sanguíneos e cortando o suplemento de sangue ao tumor.

Farinha da Berinjela diminui os riscos de doenças no coração

Os flavonoides da berinjela ajuda a combater o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, diminui o risco de arteriosclerose e protege o coração contra infarto e hipertensão.

Como fazer Farinha de Berinjela

Ingredientes:

  • 1 kg de berinjela

Preparo:

  1. Lave e saque as berinjelas, sem retirar a casca;
  2. Corte-as em fatias bem finas;
  3. Coloque as fatias em uma forma e leve ao forno baixo;
  4. Deixe assar até que estejam bem secas e esfareladas (sem estarem queimadas);
  5. Retire as berinjelas do forno, deixe esfriar e triture tudo no liquidificador;
  6. Armazene em um pote bem seco e fechado;
  7. A receita rende 100g de farinha, que pode ser guardada por até 6 meses.

Como usar a Farinha de Berinjela

Uma sugestão do consumo é tomar ao acordar 1 copo de água mineral com 1 colher de sopa de farinha de berinjela. Você também pode consumir da mesma maneira antes de todas as outras refeições (evitando passar de 3 colheres por dia)

Não tendo sabor acentuado, a farinha de berinjela pode substituir parte da farinha integral para fazer pão, bolo, salgados, ou qualquer receita que peça farinha de trigo.

Caldo de feijão, arroz, tapiocas, sopas, omeletes, panquecas, suco detox, biscoitos, iogurtes, são inúmeras as possibilidades de desfrutar dos benefícios da farinha de berinjela na sua dieta.

Onde encontrar a Farinha de Berinjela

Ela pode ser encontrada á venda em lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias e na internet.

Contraindicações da Farinha da Berinjela

A farinha de berinjela não possui contraindicações, podendo ser consumida por pessoas de todas as idades.

Conclusão

A farinha da berinjela é ótima para a saúde e ajuda sim a emagrecer, além de melhorar o trânsito intestinal e reduzir o colesterol. Sendo uma alternativa muito saudável para enriquecer a alimentação, ajudando queimar gorduras, tendo maior valor nutricional e diminuindo o apetite. Se utilizada em conjunto com outros ingredientes como INULINA, farinha de Linhaça, Quinoa, Farinha de Feijão branco, entre outras pode se tornar um ótimo emagrecedor natural.

Um produto que usou isto com muita inteligência foi o SUPER FIT PRO, que fez um mix composto com 16 farinhas diferentes, que estimulam a perda de peso e principalmente a perda de gordura.

Para saber mais, visite o site do fabricante clicando na imagem abaixo:

Farinha de Berinjela

Farinha de Berinjela é um dos ingredientes de Super Fit Pro

 

 

 

5 (100%) 1 vote